Marketing e vendas
Focar no aumento da performance em vendas!
O desafio permanente do gestor comercial é combinar adequadamente os fatores sob a sua responsabilidade que determinam o aumento da performance das vendas – pessoas, estrutura, processos, pacote de remuneração e benefícios , treinamento, gestão, entre outros.
A Ilummini ajuda na missão de definir, desenvolver e trilhar os melhores caminhos para incrementar as vendas de forma significativa, gerando valor percebido para os seus clientes, de forma sustentável no tempo.
Com o nosso método, mapeamos as áreas com melhores oportunidades de crescimento e propomos um plano de ação que capture os seus resultados potenciais.
Definições de estratégia, estrutura, processos e gestão de talentos são parte integrante do trabalho, que levará a empresa a novos patamares de performance comercial.
Etapas do trabalho
A estrutura do trabalho é composta por 4 fases. Começamos pelo levantamento e análise dos aspectos, internos e externos à empresa que tem impacto na performance comercial e mapeamos as oportunidades. Em seguida, um plano de ação é desenvolvido para explorar estas oportunidades e, na fase seguinte, é o momento de colocar em andamento as decisões do plano.
A todo o momento, os resultados são monitorados, e, se for o caso, ajustes de rota serão realizados.
Desenvolvimento do Modelo de Gestão Comercial
No desenvolvimento do modelo, são considerados e trabalhados, entre outros, os seguintes aspectos :
Negócio
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Análise do mercado, tendências, concorrência, market share, ...
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Mapeamento das oportunidades a explorar, ameaças a administrar, forças a potencializar e fraquezas a superar
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Revisão dos vetores estratégicos
Pessoas
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Estrutura da equipe comercial
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Perfil dos executivos de vendas
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Matriz de competências
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Necessidades de treinamento e plano de capacitação
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Plano de remuneração e reconhecimento
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Pesquisa de clima organizacional
Marketing / Comunicação
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Material institucional
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Plano de relacionamento com os clientes
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Estrutura do Site e conteúdo
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Mídias sociais e conteúdo
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Formato e conteúdo do caderno de orçamentos
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Participação em eventos chave do setor
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Pesquisa de satisfação dos clientes
Governança
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Orçamento anual de vendas : volume, faturamento, preço, margem, despesas comerciais
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Metas consolidadas por produto, canal, território e vendedor
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Indicadores de performance
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Ajustes mensal e trimestral das previsões de venda
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Estruturas de visitas: Prospecção, Manutenção e Fechamento
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Agenda comercial semanal, mensal e trimestral
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Gestão das informações centralizadas em ferramenta CRM
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Carteira de vendas, probabilidade de fechamento, taxa de conversão
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Prospecção e qualificação de leads
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Estrutura das reuniões: conteúdo, frequência, duração, participantes e objetivos
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Ciclo PDCA - planejar, fazer, verificar, agir
Resultados Entregues
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Aumento de volume e receita
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Crescimento de market share
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Melhoria da margem de contribuição
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Aumento da percepção de valor e satisfação dos clientes
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Ganho de notoriedade da marca
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Alinhamento e engajamento da equipe