top of page
  • Foto do escritorIlummini

Cultura Do Medo: Fuja Disso!


Comumente em empresas é possível ver patrões que usurpam da realidade social e pessoal dos seus colaboradores causando medo, na intenção de que eles garantam um resultado melhor para a empresa. No entanto, esse tipo de atitude grosseira, na verdade distancia os colaboradores do alcance de bons resultados.


As consequências na verdade são:


-Pessoas desmotivadas e por consequência sem esse motivo acabam sendo menos produtivas.


- Aumento de rotatividade já que muitos funcionários insatisfeitos procurarão outra empresa, assim prejudicando financeiramente e produtivamente a organização. Pois esse tipo de demissão faz muitas vezes com que a empresa perca um funcionário com talento para outra organização. Além disso, os gastos que se têm com contratação, adaptação e treinamento do outro funcionário.


- Distância entre as pessoas e menos cooperatividade já que por ter um ambiente de medo a luta não é por um plano de carreira, mas para sobrevivência.

Se um líder se considera estratégico, não deve se gloriar nessa estratégia que é muito prejudicial a sua empresa, a cultura do medo não colabora em nada para o crescimento dos negócios!


Nova Cultura Organizacional


Para que não exista a cultura do medo muitas vezes será necessário reestruturar toda cultura organizacional. Porque se uma cultura é sustentada pelo medo, ameaças, péssimas condições de trabalho com certeza ela não precisa de um reparo e sim de ser refeita.


Quanto mais opressor for um trabalho a começar pela liderança, tendo a intimidação como fundamento, mais será possível ver colaboradores que oprimem uns aos outros e isso é manifestado pela cultura que parte da liderança. E não estou falando somente do que é dito, mas do que é posto em prática e que muitas vezes é desconsiderado.



Pirâmide De Maslow


Na pirâmide de Maslow, o filósofo Abraham Maslow categoriza as necessidades humanas em hierarquias, como nessa ilustração.



Foto retirada do site aEmpreendedora

No entanto, quando o profissional está nesse ambiente de medo, não há perspectivas em se alcançar os demais níveis como a segurança, afiliação, estima e auto realização.


Em uma cultura organizacional do medo a empresa corre risco de estagnar e se tornar um lugar extremamente tóxico. Ainda mais porque a tendência da gestão de empresa do presente e futuro deve ser humanizar cada vez mais a maneira de trabalhar, e esse ambiente está em contramão da liderança humanizada. Por isso, fuja da cultura do medo! Pense e reflita sobre a pirâmide de Maslow, as pessoas podem ter possibilidade e estímulos para alcançar esses níveis dentro da cultura organizacional? Se não, está na hora de refazer, remodelar, repensar!


Para ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de empresas, continue acompanhando o meu perfil e se precisa se aprofundar nos conhecimentos sobre a gestão de pessoas faça sua consultoria comigo! E para ter um time de alta performance conheça os meus treinamentos.












Fonte: Instituto Mudita
24 visualizações0 comentário
bottom of page